Olá !

Bem-vindo(a) ao GIZdigital !!!

Chamo-me Joana, sou Professora de Ciências Físico-Químicas e sou uma afortunada, pois gosto imenso de ser professora e adoro FÍSICA e QUÍMICA … é claro que existem várias opiniões discordantes, que, em vez de afortunada, me consideram maluca … são vozes que não chegam ao céu!

Uma das áreas da ciência que mais me fascina é a sua História, mais precisamente a História da Física e História da Química (… como não deve ser difícil de acreditar!!). Não acredito que este fascínio me catalogue como alguém com “os olhos no passado”, aliás, afirmo aqui, a crença pessoal nas grandes conquistas que estão ao alcance do Homem no futuro, mas, simultaneamente, não posso deixar de defender que a beleza e grandiosidade destas conquistas será sempre maior, se forem compreendidas desde a sua origem, isto é, se vistas à luz da evolução do conhecimento filosófico, natural e científico que as tornou possíveis.

Sou, ainda, uma apaixonada por fotografia e tenho coragem suficiente, quer para me aventurar com a minha Canon Reflex Digital, quer para reconhecer que o grau de amadorismo é tão elevado que, ao invés de revelar boas fotografias, revela o longo caminho que ainda tenho a percorrer nesta arte.

Para descomprimir do stress do dia-a-dia gosto de fotografar (… a esperança é a última a morrer!!!), passear, ler, ouvir música (sobretudo Jazz), ir ao cinema, assistir a um bom espectáculo e estar com família e amigos!!!

Contudo, nos dias que correm o tempo disponível para descomprimir diminuiu drasticamente! Tal deve-se ao facto de acreditar que a formação deve ser uma busca constante e concreta em qualquer actividade profissional. Assim, actualmente, sou simultaneamente professora e aluna do Mestrado em Didática, na área de especialização em Ciências – Ramo para Professores do 3º CEB/Secundário de Física e Química.

É precisamente no âmbito de uma das unidades curriculares deste curso de Mestrado, nomeadamente, Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Física e da Química II, que se enquadra o GIZdigital – Pensar Educação em Ciências.

Convido-o(a), desde já, a escrever com . . . GIZdigital !!

Ahhh, já me esquecia…sou natural do Cartaxo… “no coração do Ribatejo lá está” !!!