Não quero de forma alguma condicionar o vosso precioso tempo livre, nem mesmo condicionar formas de pensar!!… Contudo, acreditando que uma reflexão consciente será tão mais profícua quanto maior e mais variada for a informação e a discussão de ideias, atrevo-me a sugerir o visionamento de um conjunto de debates ou “conversas” sobre Educação e Ensino em Portugal, dinamizadas no programa semanal da SIC Notícias: “Plano Inclinado”, com o jornalista Mário Crespo, como mediador, e um painel fixo com Medida Carreira (ou João Duque) e Nuno Crato.

Para vos facilitar a tarefa, deixo-vos aqui uma lista os mesmos…sempre à distância de um clique :

Plano Inclinado – O Professor Carlos Fiolhais é o convidado deste Plano Inclinado.

(… Como não consigo evitar a parcialidade, tenho de fazer aqui um parêntesis e apelar veementemente ao visionamento deste debate, especialmente, aos professores de Física!!! Primeiro, porque o convidado, Professor Doutor Carlos Fiolhais, é um comunicador como poucos, capaz de expor conteúdos da maior complexidade com a maior das simplicidades e numa linguagem acessível e deixando qualquer público fascinado . . . enfim, põe em prática a verdadeira divulgação cientifica! Segundo, porque demonstra como se pode discutir educação e ensino partindo de uma experiência simples – curiosamente: o plano inclinado – e com vários alguns séculos de existência . . . facto este que é inteligentemente utilizado para estabelecer reflexões pertinentes sobre o ensino na actualidade. Pequenos pormenores fazem a diferença…e este é absolutamente delicioso!!! Por fim, porque, tal como em todos os outros debates aqui indicados, são emitidas ideias e opiniões por pessoas e profissionais da educação e do ensino e, assim sendo, válidos . . . quer se concorde, quer se discorde!!!

Aliás, o apelo é tão forte e a vontade de partilhar ideias urge de tal forma que para assistir ao  respectivo vídeo, basta clicar no PLAY >

Vodpod videos no longer available.

more about “Plano Inclinado com Carlos Fiolhais“, posted with vodpod
espaço

Deixando-vos os links dos restantes programas – cujo interesse no âmbito do debate das ideias sobre o ensino e a educação em Portugal me parece pertinente , de acordo com a ordem de ideias acima referida – fecho agora o parêntesis! . . . )

Ensino Básico e Secundário – Mário Crespo, Henrique Medina Carreira e Nuno Crato convidam a Professora Maria do Carmo Vieira para uma conversa sobre a Educação em Portugal.

Ensino e Ciência – Mário Crespo, João Duque e Nuno Crato convidam a professora universitária Maria de Fátima Bonifácio conversam sobre a preparação e conhecimentos dos alunos universitários.

Ensino Particular VS Ensino Público – Mário Crespo, Henrique Medina Carreira e Nuno Crato convidam Isabel Soares a um debate sobre as diferenças entre o ensino particular e público.

E que tal???